Going with the (work)flow

Da dupla de criação aos trios de UX, do advergame ao aplicativo – a migração de redatora publicitária para estrategista de conteúdo.

Comecei numa época em que a vida se resumia a um banner shortlist em Cannes. Mas rapidamente, nossos principais concorrentes deixaram de ser as grandes agências: vieram os vídeos de gatos comendo banana e crianças fofas aprendendo a comer limão. Uma nova era se iniciava e todo mundo tinha o poder de roubar a atenção da nossa audiência…

A verdade é que o conteúdo colaborativo trouxe à web o que nenhuma agência shortlist conseguiu – o que o usuário queria de fato ler, ver e ouvir.

Profissionais de comunicação baixaram a guarda e perceberam que não eram mais tão trendsetters assim e correram atrás do prejuízo, dando mais voz ao usuário.

Surgiram então, novas percepções de consumo. Aquela conversa de que o usuário não lê, fruto de alguns estudos do passado, caiu por terra. O usuário lê sim, desde que seja relevante e adequado. Afinal, internet não precisa ser mass media.

Por causa disso, o papel do redator também sofreu alterações significantes. Ele teve que aprender a escrever além do publicitês, pensar em passar a mesma informação em diferentes formatos (vídeo, foto, infográfico, tuite etc.) e ainda aprender a se relacionar além da dupla de criação.

O acesso das corporações à ferramentas de CMS, que estão mais baratas e mais disseminadas, também influencia a mudança no perfil do profissional de conteúdo. Hoje existem conversas entre marcas e clientes – muito além da campanha, o que se pretende é relacionamento.

Portanto, conteúdo agora também tem vida longa e precisa ser gerido. E quem melhor que o pai da criança para definir como ele deve crescer e se relacionar?

Ainda assim, o que sempre fez o redator brilhar continua se fazendo extremamente necessário: o tom de voz e a frase certa para começar uma conversa ainda fazem toda a diferença.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: